Comer pizza pode reduzir risco de câncer

Da AFP – Em Roma ( Itália )


Comer pizza pode reduzir sensivelmente o risco de alguns tipos de câncer, afirma uma pesquisa epidemiológica, citada neste domingo (20/07) pelo jornal italiano “La Repubblica”, e que será publicada na revista “International Journal of Cancer”.

O estudo, realizado pelo instituto farmacológico de Milão (norte), foi feito com 3.315 italianos que sofriam de algum tumor no aparelho digestivo ou na garganta. Foram analisados seus hábitos alimentares, comparando-os depois com outras quase 5.000 pessoas que sofriam de outras doenças.

Os responsáveis pela pesquisa chegaram a uma conclusão surpreendente: os que consomem pizza uma ou várias vezes por semana sofrem menos de câncer do que os que nunca a comem. Os riscos de um tumor na boca, no esôfago e no cólon diminuem respectivamente 34%, 59% e 26%, segundo percentuais citados pelo diário italiano.

“Sabíamos que o molho de tomate podia ser considerado como um alimento protetor contra alguns tumores, mas não esperávamos que a pizza, como alimento completo, pudesse dar uma proteção tão forte”, comentou Silvano Gallus, bio estatístico e coordenador da investigação.

“Não se pode dizer que o responsável por este resultado seja só a pizza”, acrescentou o epidemiologista milanês, Carlo La Vecchia.

Recorda ele que as virtudes do tomate são conhecidas há algum tempo e é um alimento rico em antioxidantes. Por outra parte, destacou, “a pizza poderia ser simplesmente o indício de um estilo de vida e de alimentação, isto é, a versão italiana da dieta mediterrânea”, rica em azeite de oliva, fibras, verduras, frutas, farinha e outros produtos caseiros, como a pizza.

20/07/2003
Fonte: UOL



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: